quarta-feira, 15 de abril de 2009

Seguir o Líder.

Muito tem sido escrito sobre líder e a arte da liderança. Conceitos, definições, conselhos, sugestões, casos de sucesso e artigos que, antes de ser útil ao leitor, pode estar lhe trazendo dúvidas e confusão.

Pior que a ignorância sobre certos assuntos é a total inutilidade que, se não for bem compreendida e assimilada, a informação pode ter, face àquela que realmente acrescenta e faz a diferença na qualidade de seu interesse e trabalho.

O volume de informações, algumas até conflitantes, disponíveis, por exemplo, no World Wide Web (WWW) a “Rede de Alcance Mundial”, que completou 20 anos em março, é uma tela em branco onde "As pessoas estão sempre inventando coisas novas e maravilhosas, que não poderíamos imaginar", segundo o britânico Berners-Lee, também conhecido como "pai da web".

Realmente, viajar por este mundo fascinante, descobrir coisas e adquirir novos conhecimentos pode ser proveitoso, mas pode ser também bastante nocivo. Isto é, qualquer pessoa pode inserir definições, artigos e informações técnicas que podem não ter nenhuma comprovação científica sendo, apenas, uma expressão do autor, seu ponto de vista. É importante verificar a confiabilidade do site visitado.

Qual seria a melhor definição para líder? Em alemão führer significa o “condutor”, “guia” ou “líder” e o grande Führer foi Adolf Hitler que, com sua capacidade e habilidade motivou, influenciou e conduziu pessoas a seguirem suas idéias fazendo-o figurar como o protagonista de um dos maiores horrores da humanidade. Para os indianos Gandhi foi o grande líder que, através da não-violência e da busca pela verdade iniciou uma marcha que lhes traria a independência em 1947. Sem considerar os aspectos morais, ambos são exemplos de grandes e poderosos líderes.

Embora aparentemente tenham sido ativistas de forma oposta, já que um foi pacifista e outro belicista, ambos comandaram grande número de pessoas, provocando dramáticas e significativas mudanças que repercutem até o presente em todo planeta. Possuíam características comuns como a determinação, visão, propósito, dom especial de captar e atrair a atenção de seus ouvintes e impregnar suas mentes com suas mensagens e idéias que fascinavam e os faziam a aceitá-los como seus respectivos líderes, que obedeciam e seguiam pelo poder da influência, do domínio, da manipulação, do carisma e do magnetismo pessoal.

Então podemos dizer que líder é alguém que possui seguidores, é um condutor de pessoas. Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados para que contribuam, voluntariamente, da melhor forma com os objetivos do grupo ou de uma organização. As pessoas seguem o líder motivadas por suas características peculiares e por sua capacidade de influenciá-las.

O passado nos deixou vários grandes líderes, cujos feitos são ainda lições para todos nós, tanto por seus acertos como por seus erros.

Hoje a ausência de líderes é uma das maiores ameaças no mundo atual.

Nenhum comentário: