terça-feira, 3 de março de 2009

Desconfiômetro

Os computadores de grande porte eram extremamente sensíveis à temperatura ambiente e necessitavam de baixas temperaturas para não capitularem! De forma semelhante, eu sempre fui vulnerável às diferenças nas quantidades de frio ou calor, principalmente à medida que se distanciavam.

Exposta às variações substanciais, logo era acometida por uma de minhas fortíssimas crises de faringite, naqueles deliciosos verões cariocas.

No Riodatacentro, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (clique na foto), onde me graduava no Mestrado em Ciência da Computação, os alunos tinham uma salinha, tipo cubículo, individual ou com algum colega, para estudarem e preparar os trabalhos práticos que utilizassem os computadores, localizados no Centro de Computação, em outro prédio do campus.

Aquelas idas e vindas para checar os programas nos faziam deslocar não só de um prédio ao outro, mas também nos submetermos às extremas variações de temperatura, tanto que, ao sairmos da sala de computadores para retornarmos às nossas salas, tínhamos que atravessar uma barreira formada pela massa de ar quente. Na maioria das vezes, o verão era um martírio para mim, pois só uma dessas passagens era suficiente para que os primeiros sintomas de faringite aparecessem.

Uma daquelas crises, que hoje felizmente diminuíram, veio tão forte fazendo-me tossir sem parar. A tal “tosse de cachorro”, como era chamada. Os acessos eram terríveis e dolorosos. Incomodavam, não só a mim, mas a todas as pessoas ao redor.

- Suzie, venha até aqui, por favor. Chamou-me um colega em um dos “cubículos” ao lado do meu.

- Sim, o que você quer? Perguntei com a voz rouca, ainda tossindo.

- Que xarope você está tomando? Respondi dizendo o nome do xarope, que não recordo , devolvendo-lhe outra pergunta:

- Você também está com tosse?

- Felizmente não, mas anotei o nome do remédio para me lembrar que ele simplesmente não funciona!

Ao sair da PUC naquele final de tarde, liguei para o médico solicitando outra medicação.

Nenhum comentário: