quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Escolhendo Seu Médico


Escolher um médico que você confie, que forneça qualidade na
assistência, além de, orientação e ajuda não é tão difícil como parece.

Sempre fui muito criteriosa e cuidadosa na escolha de profissionais que me prestem serviços de saúde ou estética, procurando pelos melhores. Esta rotina tem me levado a excelentes profissionais que deposito minha total confiança e venho obtendo bons resultados. Primeiro faço a pesquisa no cadastro do convênio que sou usuária, procuro obter de amigos e usuários do mesmo plano de saúde, referências do médico ou serviço que necessito, que já tenham utilizado. Algumas vezes um determinado nome é citado como o melhor naquela especialidade, mas não está credenciado pelo sistema, o que mostra a importância de se examinar a lista de médicos e prestadores de serviços credenciados antes da decisão por um ou outro plano de saúde, de acordo com suas necessidades. Dependendo do caso, urgência e gravidade, aprofundo nesta informação e agendo uma consulta, entretanto, a melhor hora para escolher um médico é quando você não precisa. A maior parte das pessoas só pensa em procurar por um médico quando é acometida por algum tipo de doença ou acidente, e não há tempo para pesquisar adequadamente.

Recentemente, ao consultar um excelente e renomado médico cirurgião, pedi-lhe informações sobre sua experiência profissional e resultados. Ele riu e disse que nunca, em quase 25 anos de experiência, nunca lhe haviam lhe colocado qualquer pergunta daquela natureza. Prontamente e sentindo-se bem confortável, informou o número de cirurgias semelhantes que ele fazia por semana, mostrou-me o resultado inclusive citando a idade dos pacientes, claro que omitindo qualquer tipo de dados que permitisse os identificar. Veja, um médico seguro e consciente jamais se sentirá ofendido com qualquer questão sobre sua experiência, principalmente sendo a primeira vez que você o encontra! É necessário que se conheçam e troquem informações que facilitem esta relação médico/paciente que se inicia, antes mesmo de entrar no mérito da consulta.

Certamente você deseja um médico bem treinado, experiente e competente. Um médico que conhece você bem estará apto a ajudar na prevenção de problemas de saúde ou tratamento de alguma enfermidade. Cuidar da saúde é prevenir contra doenças.

Uma pesquisa feita nos Estados Unidos mostrou que pacientes que confiam e têm um bom relacionamento com seus médicos tendem a estar mais satisfeitos com seus cuidados e conseguem melhores resultados. Uma tranqüilidade advinda da confiança.
Procure saber sobre o histórico profissional do médico em questão. Se preferir, faça uma lista dos requisitos que pretende que ele tenha para facilitar sua pesquisa e escolha, incluindo disponibilidade, hospitais onde faz cirurgias, no caso de um cirurgião e facilidades de acesso, considerando a região de sua residência.

Gaste um tempo ligando para pessoas que possam lhe dar informações, mas tenha cuidado, existem pessoas tão carentes que classificam de bons aqueles profissionais que as "acariciam", alimentam seus egos, gastam tempo ouvindo coisas que nada tem a ver com o problema que a levou até ele e classificam de maus aqueles que querem ouvir e perguntar apenas sobre o problema, não "dão papo" e cortam qualquer desvio do objetivo da consulta, sabe que há outros pacientes aguardando na sala de espera e o seu tempo é limitado. Quer atenção para seus problemas pessoais nas consultas? Procure um psicólogo, Personal Life Coach, conselheiro ou ouvidor, seguindo o mesmo roteiro para encontrar a pessoa certa!

Lembre-se das entrevistas que você fez quando estava procurando um emprego. Além de provar sua experiência, através de seu currículo, você teve, provavelmente, que citar algumas fontes de referências que pudessem confirmar as informações por você fornecidas. Papel aceita tudo e para verificar se você está realmente apto para as atividades do cargo ou vaga pretendida algumas empresas aplicam testes de capacitação e entrevista com psicólogo.

No consultório, converse com o médico escolhido sobre os resultados e experiências referentes ao seu caso em questão. Faça-se ouvir e ouça atentamente para não haver qualquer mal-entendido.

Agora pense bem, ao procurar um médico você pretende colocar sua saúde e qualidade de vida nas mãos dele. É seu direito questionar. É seu dever cuidar de sua saúde e desejável que se sinta seguro. Afinal, você estará pagando aquele profissional para tratar de sua doença ou problema. Só mesmo os profissionais inseguros e vaidosos se sentirão ofendidos com perguntas sobre as suas respectivas experiências. Se isto acontecer, peça seu dinheiro de volta e saia correndo atrás do próximo médico de sua lista. Boa sorte!


Suzely Ortênzio é Ex-Presidente da Câmara Estadual de Recursos Humanos da Federaminas, empresária, engenheira, jornalista, palestrante, especialista e instrutor em Métodos Extrajudiciais de Solução de Controvérsias pela Caminas/ SEBRAE/CACB- CBMAE. Diretora da Câmara Estadual da Mulher Empresária da Federaminas e da Suzely Ortênzio Assessoria e Produções, Personal Life & Professional Coach.
http://www.suzely.com.br/

Um comentário:

Anônimo disse...

Me desculpe Suzely, mas continuo com minha dúvida de como escolher um profissional.
Acho muito pouco saber se o médico está na lista do convênio médico, mesmo porque, se é um cirurgião plástico o convênio não paga, e informações de amigos, onde, vc mesma diz que nem sempre é uma informação segura.
Li, li e li, e fiquei na mesma.
Obrigada e bom dia!