quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Benvindo ou Bem-vindo? Eis a questão!

Recebi uma observação sobre a minha OPÇÃO de escrever benvindo em vez de bem-vindo. Há algum tempo atrás, fiz uma pesquisa e encontrei uma resposta mais lógica de retirar o hífen e que as duas formas estariam corretas. Hoje, na pesquisa Google, percebo que a dúvida persiste e que a maioria prefere a grafia BEM-VINDO. (Google:Resultados 1 - 10 de aproximadamente 150.000 para benvindo ou bem-vindo (0,27 segundos)) Façam a pesquisa e verão! Não vou mudar, continuarei a escrever benvindo.

O senhor Benvindo, nome próprio, com toda certeza foi batizado por pais que lhe davam boas vindas e, convenhamos, ficaria muito estranho batizá-lo como Bem-vindo!!! Na língua inglesa, por exemplo, well come = welcome, simples e direto como benvindo!!!

Esclareço, não cometi erro (ou seria um erro consciente?). Passei a escrever assim há muito tempo, e sempre tenho recebido observações. Agora, depois de ler o livro "TUDO O QUE VOCÊ PENSA, PENSE AO CONTRÁRIO," assumo minha originalidade e preferência. Mesmo porque já passei da época de prestar concursos, vestibulares, etc. Ninguém vai me reprovar ou melhor, se o fizer, não sofrerei nenhum prejuízo. Garanto que não ficaria reprovada em Gramática da Língua Portuguesa. Costumo, em caso de dúvida (quem não as têm?), consultar O Manual Geral de Redação da Folha, o Aurélio, a Novíssima Gramática da Língua Portuguesa (já não é tão nova assim, é de 1985) do Domingos Pascoal Cegalla e um divertidíssimo livro de Édison de Oliveira (assim mesmo, com acento agudo no É): Todo Mundo Tem Dúvida, Inclusive Você - Português e o Dicionário Prático Ilustrado - Lello (de Portugal). TODOS, sem exceção, condenam o meu benvindo! Prefiro continuar com a lógica de que o nome próprio quer dizer bem-vindo e, para ficar mais bonito, teve o hífen suprimido e o "m" substituído pelo "n" para se adequar às regras da gramática, mas o significado continuou exatamente o mesmo!

Sejam, portanto, muito benvindos ou bem-vindos ao Blog da Suzely e façam suas observações, comentários e respondam à questão: qual grafia você prefere?



Nenhum comentário: