domingo, 2 de julho de 2017

Hidratação da pele

A pele é a vestimenta ao longo da nossa vida e exige cuidados especiais, tanto interna como externamente.

Uma pele bem hidratada tem uma aparência jovem, firme, brilhante e com uma elasticidade característica, já a ressecada é áspera, sem brilho, exibe rugas e, em casos de um ressecamento forte, até mesmo fissuras.

O excesso de exposição ao sol, vendo, frio, banhos demorados com água quente  e uso de sabonetes inadequados, maltratam e envelhecem a pele.

Os hidratantes funcionam como retentores da água necessária para proteger e prevenir contra o envelhecimento precoce da pele, além de proporcionar uma elasticidade confortável.

A hidratação começa de dentro para fora, através da ingestão de líquidos, principalmente de água, no mínimo 8 copos ao longo do dia, sendo o ideal, completar dois litros de líquidos. A alimentação é fundamental, portanto insira no seu cardápio diário, frutas, verduras e legumes, além de alimentos ricos em vitamina e minerais. As principais vitaminas são: 

Vitamina C, que pode ser encontrada nas frutas cítricas, mamão, acerola, morango, goiaba, kiwi, caju, goje berry, cranberry e pimentão, bem como nos vegetais como a couve, brócolis, cove-de-bruxelas.

Vitamina A: considerada milagrosa por seus efeitos rejuvenescedores, sendo muito utilizada diretamente sobre a pele!, podem ser encontradas em alimentos como a cenoura, batata doce, melão, damascos secos, verduras verdes mais escuras, alface, manga, abóbora, tomate, mamão, amêndoas, salmão, ovos, entre outros.

Vitamina D: esta vitamina não pode ser criada pelo nosso corpo e pode ser obtida, além de banhos de sol, sem proteção solar, pode ser potencializada em alimentos como cereais, ovos, leite, cogumelos, sardinha, ostra e atum. Hoje em dia a suplementação de vitamina D, tem sido recomendada por vários médicos, mas exige um exame de sangue especial para saber a quantidade necessária, que varia de acordo com o resultado.

Vitamina E: podemos afirmar que é a mais importante para manter a pele hidratada e prevenir contra o envelhecimento das células, devido à sua ação antioxidante. O uso de suplementos só deve ser feitos sob indicação médica. Pode ser encontradas nos alimentos: brócolis cozido, azeite de oliva extra virgem, camarão, abacate e nozes

Vitamina K: que tem importante atuação no controle da coagulação do sangue e para evitar ou diminuir as olheiras pode ser encontrada no espinafre, brócolis, aspargos e couve.

Suplementos, sob indicação médica, que ajudam a ter uma pele saudável: biotina e colágeno, também importantes para os cabelos.

Uma avaliação periódica de um dermatologista, entretanto, é de grande ajuda para prevenir contra fatores que danificam a pele.

Cremes hidratantes são recomendados para manter a pele hidratada e protegida e o mercado oferece uma enorme variedade. Antes de comprar, pesquise o que melhor se adapta a seu tipo de pele e/ou necessidade. Se a sua pele é muito ressecada, utilize o hidratante pelo menos duas vezes por dia, por exemplo, logo após o banho e antes de ir para a cama, à noite. Lembre-se dos pés!

No banho, evite água quente, prefira a morna ou fria. Use um sabão neutro.

Minha sugestão de hidratante é uma mistura feita com o vasenol reparing + 50 ml de Bepantol (ou o genérico, que é mais barato!) + 50 ml de óleo de amêndoas com vitamina E. Se quiser, pode adicionar uma ampola de Arovit. Misture tudo em uma embalagem de plástico apropriada para creme, com aplicador, para evitar contato manual, que pode ser encontrado em lojas especializadas ou lojas Americanas.



Nenhum comentário: