sábado, 18 de outubro de 2008

Tubarão

Era muito bom estar de volta a São Luis, capital do Maranhão, depois de um ano, para mais uma versão do Garota Praia Brasil, evento produzido e organizado por Zé Cirilo, renomado colunista social, que reunia belas representantes de todo o país, concorrentes ao título, acompanhadas pelos respectivos colunistas que as indicaram. Um agradável encontro que fazia de São Luis, o palco de VIPS brasileiros, na década de 90.

Naqueles dias a imprensa nacional e internacional noticiara casos de tubarões atacando banhistas em algumas praias do litoral nordeste do Brasil, destacando o caso de um surfista que teve um de seus pés devorados por um tubarão em São Luís.

A imagem sangrenta, desespero e dor do rapaz não me saiam do pensamento, relembrando-me do grande sucesso de bilheteria dos anos 70, dirigido por Steven Spielberg – Tubarão. Imaginem o pânico e, pior ainda, terminar ou ter alguma parte do corpo no aparelho digestivo de uma fera marinha, sem direito à velório, já que não haveria corpo. Que horror!

Ao desembarcar no Aeroporto Marechal Cunha Machado, em São Luís fui carinhosamente recebida por amigos que nos levaram, os demais colunistas recém chegados e eu, diretamente para o hotel. Não resisti e fui logo perguntando:

- É mesmo verdadeira a notícia sobre os tubarões?

- Olha Suzely, disse-me um deles. Você sabe como a imprensa é sensacionalista, desculpem-me vocês, que também são jornalistas. O ano inteirinho o povo daqui come carne de tubarão e nunca se leu uma só linha destacando o fato! Agora só porque um pobre e faminto tubarão comeu um pezinho de um surfista, fazem o maior escândalo! Não é justo com o peixe e muito menos com as nossas belas praias que merecem ser visitadas.

Concordei sobre as praias, principalmente as de Alcântara, que me fascinaram.

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei os contos e artigos. Parabéns.